terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Mais produtos bem conservados!

Hoje foi dia de feira, e me fez perceber como o meu modo de conservação está eficaz! =)

Tive sério problemas com o abacaxi, pois só estava dando tempo de comer uma ou duas vezes e já estragava.

Além do inhame que cada vez que corto tenho contato com aquela baba nojenta.

E o alface?! Com R$1,00 se compra um tanto enorme, mas só conseguíamos fazer alguns dias de salada e ele ficava murcho e escurecendo.

Então potes fechados foram a minha solução. No caso do abacaxi, cortado em fatias, em pote com tampa no congelador. Acho que o último passou mais de 20 dias em perfeito estado! Como eu o uso pra fazer sucos (vááárias receitas ótimas) aproveito para conservá-los com umas folhinhas de hortelã.




No caso do inhame, depois de apanhar um pouco aprendi o melhor caminho: cortar em rodelas, tirar a casca, e então guardá-las em um pote com água, com tampa, na geladeira (não no congelador!). No começo eu descascava (#confesso) ele todo, pra depois cortar em rodelas, e a esperta aqui ficava com a mão toda vermelha e machucada de fazer força! hehehe





E por fim meu querido alface (a tal da salada, depois que a gente se acostuma, faz uma falta enorme). Tiro aquela parte de baixo (que une todas as folhas) e distribuo em uma bacia com água sanitária e água (1 colher de sopa/L), deixo por uns 15min, enxaguo e deixo um pouco no escorredor. Então guardo em um pote com tampa, que caibam as folhas sem precisar quebrá-las. Conserva muito bem, conseguimos consumir aquele tantão que vem por R$1,00 sem desperdiçar nenhuma folhinha! Ali tem dois potes porque um tem alface "normal" e no outro alface americano.





 Como tantas outras coisas na vida, bom seria se a gente não precisasse ter esse trabalho, mas já que é pra fazer, que façamos bem feito! =)


Beijos!