terça-feira, 20 de março de 2012

Domingo campinense

Um domingo de sol... mas sem praia. Dor no coração.

Mas a vida está corrida, não dá tempo para lamentações. Ontem até as 2h da manhã, lavamos roupa na máquina, arrumamos o quarto da bagunça, varremos e passamos pano no ap. Falo no plural porque estou aprendendo que casamento é isso, maaaaas confesso que ele ajudou na arrumação do quarto, depois ficou vendo filme e tomando cerveja. Ai ai  ehhehehehe

Então hoje é dia de relaxar, descansar da semana produtiva que tivemos no trabalho, com direito a visita a JP para matar saudades, e se não tem praia.... vamos pra cozinha!!!

Tinha frango, catei uma receita no meu caderno de receita montado por Camila, e lá vai ele pro supermercado comprar os ingredientes que faltavam. Enquanto isso, som na caixa DJ!!! Aproveito pra ouvir meu DVD de Exaltasamba, que só então descobri que ele super escondeu, porque tem vergonha que as visitas vejam... imaginem se elas soubessem que eu canto beeeeemm alto ouvindo a música que eles cantam com Mariana Rios?! Acho que ele fingiria que nem me conhece!!!!


FRANGO AO MOLHO DE LIMÃO E ERVAS

- 4 peitos de frango
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- 1 cebola pequena
- 1 limão
- 1 folha de louro
- 1 colher de chá de orégano
- manjericão fresco
- sal e pimenta a gosto

Temperei o frango com sal, pimento do reino e pimenta calabreza, azeite, e reservei. Aqueci uma frigideira grande (dessas de teflon, porque frita com pouco óleo e nçao gruda) em fogo alto e coloquei os peitos de frango para dourar de um lado depois do outro.


Coloquei o frango em uma assadeira média e acrescentei a cebola, o limão em rodelas, e 1 folha de louro. Polvilhei o manjericão (na verdade coloquei bem muito, porque nós adoramos!) e orégano.


Levei ao forno pré-aquecido a 180C por uns 30 minutos (ou até o frango cozinhar).


MOLHO:
- 6 colheres de sopa de maionese
- 1 1/2 colher de sopa de catchup
- suco de meio limão
- 1 colher de sopa de manjericão

Mistura tudo até obter um molho homogêneo.

Ficou uma delícia! Recomendo demais. Super fácil e fica cheirosiiiisimo e gostoso!

 
Servi tudo na mesa, com atoalha nova que ganhei de voinha, e com o arroz (ainda aqueles do post anterior), farofinha de cuzcuz (com tomate, pimentão e queijo coalho), e cerveja Budweise bem geladinha!





Até que às vezes as coisas dão beeeem certo por aqui! hheheheh

segunda-feira, 19 de março de 2012

Ás vezes sim, às vezes não! O dilema do Arroz!

Essa semana tive uma experiência engraçada (mais uma).

Acabou o arroz que minha sogra tinha deixado, e chegou a hora de fazer nosso primeiro arroz. Como aprendi com as amigas: dente de alho esmagadinho, refogado em um pouco de óleo e a fácil medida: 2x1, para não ter como errar....

Mas 2x1 de quem pra quem??? Quem é o arroz e quem é a água nesse placar???

Ligo pra uma, não atende. Ligo pra outra, não atende. O tempo passando, o horário de almoço super corrido... o jeito é arriscar, eu só tinha duas opções.. escolhi então duas xícaras de arroz e uma de água. Nem preciso dizer no que deu né?!

Coloquei mais um pouquinho de água, depois mais outro pouquinho e nada de ficar pronto. Fui provar, fui mexer e nada.

Até que em uma dessas mexidas, senti o cheiro.... pronto, o arroz estava queimando, e queimando na minha panela nova, e íamos ficar sem almoço! Desespero!!!

"Correeeee Amorrrrr, o arroz tá queimando!!! Vem me ajudar"

Mexe, mexe, mexe, e nada do cheiro melhora, e eu afastava o arroz, via o fundo da panela e não estava preto, mas estava queimando!! Como podia?! Tava queimando tanto que minha mão já começava a esquentar... foi quando percebi.....



..... era o pano de prato na minha mão que estava queimando!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


O arroz depois disso ficou pronto, ou quase, porque ficou meio duro, e o pano de prato foi pro lixo!



Tem dia que a gente acerta.... mas tem dia.....









sábado, 10 de março de 2012

Primeira receita!

E as coisas parecem até que vão tomando seu rumo.

A sogra visitou o ap e deixou a geladeira mega recheada. Até o dia de sua visita nossa geladeira só tinha visto: ovo, pão, queijo, presunto e azeitona!

Dentre as delícias deixadas, estava também umas bananas bem madurinhas! Nos deliciamos, mas era preciso uma receita para não perdê-las. Recorri a umas das receitas que ganhei no meu Chá de cozinha:

CUCA DE BANANA

Farofa:
- 3 colheres de sopa de margarina
- 3 colheres de sopa de açúcar
- 1/2 colher de sopa de canela (eu não tinha canela!!!)
- 5 colheres de sopa de farinha de trigo

Misture todos os ingredientes com as mãos até formar uma farofa. Cubra e mantenha na geladeira.

* Se alguém conseguir fazer isso virar uma farofa, me avise. A minha ficou uma bola de massa... cuibr e guardei na geladeira.

Massa:
- 1 1/2 xícara de chá de açúcar
- 2 colheres de sopa de margarina
- 2 ovos ligeiramente batidos
- 1 xícara de leite
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 pitada de sal
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 5 bananas em rodelas 

Em uma tigela, misture com um garfo o açúcar, a margarina, os ovos, o leite, a farinha, o sal e o fermento (eu coloquei tudo na batedeira mesmo). Coloque a massa (coloquei metade da massa, rodelas de banana, e o restante da massa) em uma assadeira pequena untada com margarina . Sobre a massa, distribua as rodelas de banana e polvilhe a farofa reservada. Aí complicou! 

Como eu ia polvilhar uma bola de massa?! Tinha uma assadeira sobrando em cima do fogão. Coloquei lá a massa, e fui abrindo com um rolo (o copo que a gente bebe agua mesmo), fui tirando os pedacinhos e distribuindo sobre as rodelas de banana. Para dar mais uma cor, e para não faltar chocolate, polvilhei nescau (alguma coisa eu tinha que polvilhar para não sair por baixo, né?! hehehehe).

Leve ao forno por 40min, até doura. Sirva.

Foi bem rapidinho, e ficou uma DELICIA!!!









sexta-feira, 9 de março de 2012

Ela ainda será minha alida: maquina de lavar

A frase clássica que ouvimos quando estamos organizando as compras para montar uma casa: "Indispensável uma máquina de lavar! É a melhor coisa que inventaram".

Ótimo, ganhei a minha, instalei... e agora?! Com o gelágua passei pela triste experiencia de meter logo o garrafão em cima, sem passar a água morna antes (como instruía o manul, lido 3 dias depois) e até hoje bebemos água com gosto de plástico. Traumatizada, pensei: "devo então fazer uma limpeza prévia, dessa maquina de lavar roupas, que uma dia, não sei ainda quando, deverá ser minha aliada".

Mãos a obra.

Abro, tem um espaço pra sabão, amaciante e alvejante. Como não teria roupa, vou só na água sanitária e sabão em pó. Escolho aleatoriamente uma das muitas opções do tipo de lavagem. Escolhi a que era para lavar Jeans, que é grosso, e deve ser bem "esfregado". "Assim minha máquina ficará limpinha, limpinha" pensei.
Escolhi também o maior nível de água, me desculpe o meio ambiente, mas a limpeza precisava ser caprichada. Fecho a tampa e tudo ja começa a acontecer.

Fiquei lá parada, assistindo aquele espetáculo começar: sacode daqui, sacode dali, e começa a surgir água. Vi que o processo estava meio repetitivo, e fui para sala ver Mulheres de Areia.

Chega ele em casa, para irmos juntos a rua resolver umas coisas... calma, preciso desligar  máquina. Chego lá: água até em cima, levantamos a tampa... e a água, como diria Jessier "Não mexia não, era paraaaada". Me desesperei. Pode parecer mentira, mas eu não sabia o que fazer com tanta água. "Será que tenho que tirá-la daí? Mas como?! Com uma canequinha? Será que quebrei a máquina?!"

Ligo então para minha amiga: "Menina, a máquina funciona em ciclos, se está parada é porque você está com a tampa aberta. Feche. E espere, Ela vai lavar e enxaguar quantas vezes estiver programada, e depois como o procedimento para secar a água"

Eu não podia esperar, mas também não podia levar aquela água comigo. Fechei a tampa como ordenado, vi que o a água começou a mexer, e saímos. Frio na barriga. Medo de voltar a água ter transbordado, ou de ter secado tanto que explodiria a máquina.






Chegamos em casa, toda aquela água tinha desaparecido. A máquina não tinha explodido e estava bem limpinha!!!!! =))

Começamos aí uma relação de amizade, que passará por um teste crítico: a primeira lavagem de roupa.. que deverá ocorrer nesse final de semana!!!