quinta-feira, 10 de maio de 2012

Macaxeira, tanto bem que eu te queria!

Se tem duas coisas que eu gosto de comer é cuzcuz e macaxeira. Não juntos, mas eles combinam com tudo: carne, queijo, calabresa, ovo, manteiga, requeijão, galinha...

Cuzcuz, já estou fera! Duas xícaras dele, e uma de água. Dez minutos a massa descansando, e mais dez no fogo (lembrando de soltar bem com a mão quando tiver passando pra cuzcuzeira). Beleza!

Mas a macaxeira... essa ainda é mistério.

No meio da tarde, deixei a bata de lado, e fui na feira. Ali pertinho mesmo, sem ele, pra poder ousar mais sem ouvir: "Amor... num inventa. Que horas tu vai preparar isso?!"

Escolhi meus tomates, cebolas, batatinhas, e quando já ia saindo, ousei: "Moço, isso é macaxeira?!" "Não moça, isso é %#@$#¨$" (até agora eu não entendi. Tentei fingir que tinha entendi, mas provavelmente não disfarcei bem, porque ele disse: "É parecido com inhame, `bem dizer` a mesma coisa). E me mostrou a macaxeira.

Para escolher, as 17h, eu só tinha 5 opções, nenhum critério, e ninguém pra observar e imitar.

O rapazinho ficava me olhando como quem diz: "salto, calça social, celular "touch screen" na mão... e a peste não nem o que é macaxeira, `quanto mais escolher`"

Tudo que eu aprendi a escolher até agora prioriza os que estão íntegro, sem machucados, sem maiores lesões. Assim o fiz com a macaxeira. Peguei as mais "encapadinhas". Crente que estava abafando. Chego na farmácia e vou direto pra internet postar (vício é uma droga!), e os primeiro comentários, e as primeiras idas ao google á me anunciaram a tragédia: tinha que escolher a com a casca soltando! E eu escolhi a casca mais agarrada!

Mas não perdi as esperanças. A Aline me disse que poderia cozinhar na panela de pressão, uns 20min. Na internet, não sei onde, li que cozinhasse bastante que ficaria bem molinha.

Chego em casa, as 22h vou cortar a bexiga da macaxeira. HORRIVEL! Não sei. Por favor quando alguem for cortar me chame, porque eu tenho certeza que eu estava cortando com uma colher de chá e não com uma faca, porque era muito ruim!!!!!!!!!

Sou capaz de pagar R$50 por um bom purê de macaxeira. E se eu me candidatasse, prometeria criar o Dia Nacional do Cortador de Macaxeira, porque admiro essas pessoas que exercem essa função. Ódio de cortas aquilo.

Cortei. Panela de pressão. 20min de Aline, mas 10min de Mariana (eu mesma), e ...





Não prestou. Eu sei. Eu escolhi errado. Eu sei. Mas algo mais contribui?! Será que cozinhou demais?! Ou de menos?! Será que era pra ter arrancado mais a camada debaixo da casca?!


Se eu estou arrasada? Não! (ainda resquícios da felicidade do pato). Se eu joguei no lixo?! Não tive coragem, está na cozinha desse mesmo jeito. Se eu vou desistir?! Nada, semana que vem tento de novo. Se estou preocupada com o almoço de amanha?! Que nada: arrasaremos com macarrão e sardinha (ótima fonte de Omega 3 e Vitamina D)!!!! 





Quem era eu... uma mulher quase prendada. Agora fui rebaixado um nível. Tenho que fazer logo uma coisa novo, e que dê certo para que esse desastre seja esquecido!



2 comentários:

Camilla disse...

tem que descascar embaixo d'agua se nao a maozinha coça depois kkkk, e o que tu viu que era parecido com inhame é cará, tipo um inhame que se come mt no pará! quando a macaxeira ta ' certa' a casca sai mais facinha. sempre vi cozinhando sem panela de pressão né, aqui voinha descasca, poe numa panela normal com agua e sal, ai ela fica bem molinha e gostosa (:

Izadora disse...

Mariana, o segredo da macaxeira começa realmente na escolha.
A dica da minha mãe é que é preciso quebrar e ver se está branquinha dentro, o pessoal em feira livre é acostumado com isso!
Quando não souber escolher, fale com o dono da banquinha e pergunte como se escolhe e diga a ele p não te enganar senão vc não volta mais!!! (técnica da mamãe também! hehehehe)

Agora o cozimento:
Coloque água até cobrir a macaxeira e cozinhe-a na panela de pressão (até começar o barulhinho), não esqueça o sal.
Quando começar o barulhinho, abra a panela, jogue a água fora e coloque água novamente.
Complete o cozimento com a panela aberta.

Pronto! Macaxeira molinha... delícia!

(Espero não ter esquecido nenhum detalhe importante! Vou perguntar a mainha novamente e caso tenha alguma novidade volto para completar!!!)