quinta-feira, 11 de abril de 2013

Nada se perde... tudo se congela!


Quem conhece nossa rotina sabe que viagem é um programa quase que semanal. E isso pra mim é um prato cheio de vantagens, adoro arrumar as malas, fazer planos, pegar a estrada, e adoro mais ainda voltar pra nossa aconchegante casinha! =)

Mas nem tudo é perfeito e uma coisa sempre me incomodou: o desperdício. Sempre dosamos bem nas compras, para evitar estragos, mas ainda assim tem alguns produtos que não dá comprar em quantidade menor, ou a viagem surge de forma inesperada, atrapalhando a programação de quantidades que foi feita na hora da feira.

Então dessa última vez resolvi congelar o que tinha e ver o resultado.

1) Macaxeira: é de praxe, e aprendi com Voinha. Quando compro, já descasco, coloco no congelador e tiro quando quero cozinhar. Deixo em pedaços pequenos e assim cozinha rápido.



2) Maçãs cortadas: não gosto de comer fruta muito gelada, mas como gosto muito de fazer suco, foi uma ótima opção. Dá pra fazer com tangerina, goiaba, abacaxi...


3) Queijo mussarela, presunto e queijo coalho: esses foram meus preferidos!!! Coloquei nos respectivos recipientes, e quando voltei de viagem só fiz tirar do congelador e colocar na geladeira. Quando fomos usar já estava normalzinho!


4) Inhame: como já mostrei em outro post, guardo o inhame descascado, em rodelas, num pote com água. Mas quando passa muito tempo a água azeda. Então tentei congelar, mas não deu muito certo. Quando abri a maioria das rodelas já tinha escurecido. As que estavam brancas ainda eu cozinhei e ficou bom.


5) Tomate: logo agora que são a bola da vez, desperdício é quase crime! :) Ficaram perfeitos! Não usei pra salada, usei pra cozinhar e me saíram uma ótima forma de fazer o molho de tomate caseiro. Assim que começa a esquentar a pele sai bem fácil, inteirinha, e o tomate desmancha. Delíííícia!


6) Pão integral: e por fim, o pão. Era comum chegar de viagem e estarem mofados, mas assim ficaram perfeitos. Como usamos pra fazer sanduíche no café da manhã, deixamos no congelador mesmo depois que voltamos, e só tirávamos o quanto fosse usar para preparar, e já guardava de novo. Depois que vai pra sanduicheira não dá nem pra perceber que foi congelado.




Achei essas dicas boas para deixar aqui registrado. Espero que ajude! =))
















Nenhum comentário: