quinta-feira, 18 de abril de 2013

Quem economiza sempre alcança! Parte I

Por aqui o assunto tem sido dinheiro a alguns dias. Então resolvi registrar alguma decisões, alguns pensamento com relação ao dinheiro, principalmente ao dinheiro de um casal.

Assim como tantas outras questões como ciúmes, amigos do passado, lugares a serem freqüentados, níveis de tolerância, dinheiro e tantos outros pra mim são assuntos a serem discutidos antes do casamento, durante o namoro, de preferencia bem no começo. Pra mim não existe isso de que depois, quando as coisas estiverem mais sérias, vão conseguindo mudar o outro. Pra mim isso é uma forma de viver um disfarce, onde inevitavelmente a mascara cai depois, e aí vem a decepção, a frustração. Então ninguém muda num relacionamento?! Não só muda como deve mudar, tem que mudar. Afinal o relacionamento é a convivência entre duas pessoas DIFERENTES. Para a construção, um vai cedendo e o outro também, e também vão aprendendo a aceitar aquilo que não vai ser mudado, pelo menos ate onde for tolerável. E se não for tolerável, aí temos um impasse, e se não for cedido, dependendo do impacto que tenha pode sim impedir que o relacionamento dê certo.

Poderia citar muitos exemplos para aplicar o que tentei explicar, mas quero falar mesmo é sobre dinheiro. Algumas questões tem que surgir desde o namoro: "quais sao seus sonhos?" "Qual sua maior ambição" "O que você seria capaz de fazer por dinheiro" "que risco seria capaz de correr por um investimento?" "Onde você quer chegar profissionalmente? E financeiramente?!" "Do que você abriria mão para economizar?"

É preciso que alguns desses pontos sejam comum aos dois, ou que discutam sobre isso.

Interessante também é observar como os dois falam sobre o dinheiro durante o namoro. O meu, o seu, o nosso. Eu tenho, você tem, eu posso, eu pago. Ou vamos juntar, vamos abrir mão disso pra fazer aquilo depois, dessa vez eu pago. Enfim... Por ai vai.

Questões machistas/feministas também sao interessantes nessa fase: o que pensa sobre a mulher trabalhar (pasmem a resposta positiva ainda esta longe de ser universal), se um dos dois estiver desempregado como o outro vai lidar com isso, se a remuneração de um for muito superior a do outro... E assim por diante.


Depois de pontos esclarecidos, eles são mesmo "um pro outro" e resolvem casar. Organizar o casamento.

Cenas para o próximo capitulo. Porque nesse... Ja estou dormindo em pé.... Zzzzzzzzzzz

Nenhum comentário: