quarta-feira, 24 de abril de 2013

Quem economiza sempre alcança - Parte II

Então decidiram que nasceram um pro outro e resolveram casar.

Decidir casar é mais simples que organizar o casamento, que é mais simples do que realmente casar. Assim, as complicações só aumentam, mas acreditem, vale a pena.

Quando a gente casa passa um tempo sendo meio que um "consultor de casamento" porque elas sempre vem perguntar mil coisas ("elas" sim, porque "eles"... Ah... Eles não fazem, normalmente muita questão dos detalhes). Essa fase de consultor dura ate os preços estarem desatualizados, e assim as informações não têm mais valor. Literalmente valor. Esse é o maior calo de todos os mortais noivos!

Desculpem a franqueza, mas não sou muito fã de gente deslumbrada, que precisa de festa cara pra dar satisfação a sociedade, a parente, a amigo rico! Palhaçada. E se for um sonho?! Um sonho de infância... Sabe aquela historia de que seu direito termina quando o do outro começa?! Se aplica aqui: o seu sonho deve terminar quando ele precede um pesadelo. Casar totalmente fora de suas condições e começar seu casamento em uma crise financeira, com a feira do mês comprometida porque serviu Wiske 200anos pro povo encher a cara... Reveja seu sonho. Transforme seu sonho em realidade, adequando seu sonho a SUA realidade.

Então foi isso que eu aprendi. Começar significa:
- estipular o valor a ser gasto;
- listar convidados;
- listar todos os itens a serem contratados (a internet esta cheia de listas que podem servir de referencia);
- pesquisar preços de mercado;
- distribuir os valores pelos itens listados;

Sobrou dinheiro? Acrescente mimos que deixam tudo mais bonito, ou economize pra lua de mel. Faltou dinheiro? Calma, você é maioria. Faça todos os cortes possíveis, e veja que itens você pode diminuir o padrão sem diminuir a qualidade de uma forma que comprometa.

Cortar pessoas é fundamental. Quando a avó, a mãe, a sogra, cada um começar a dizerdes você TEM que chamar milhões de parentes que você nem conhece, estipule limites. Você não pode evitar esse tipo de interação, afinal, o motiva de tudo é confraternizar, então os principais envolvidos precisam estar felizes com o resultado. Mas estipule: cada uma pode escolher 5 parentes distante que eu não faria questão, e vou chamar só por você! É uma forma de todos participarem, sem extrapolar.

A internet também esta cheia de sites cm dicas de coisas que você mesma pode fazer e isso economiza muito. No meu nós fizemos as lembrancinhas dos padrinhos, uma tia fez os bolinhos e nós colocamos nas caixinhas com fita como lembrancinhas e tal. Isso fez diferença.

E se tem aquele item que você não abre mão, não abra. Estipule como prioridades economize no restante para tê-lo. Eu decidi que queria tal fotografo. No mercado tinham outras opções, mas eu queria ele, então economizei em outras coisas e contratei ele, sem fugir ao meu orçamento.


Quem puder, e se organizar para tal, decida acordar na sua lua de mel sem dever nenhum real da sua festa de casamento, isso é um ótimo "começar com o pé direito"!

:)

Nenhum comentário: